Vai dar certo?

A primeira vista a idéia do ALE pode parecer meio estranha e isto faz com que muita gente fique ressabiada. Vivemos ainda num mundo muito individualista e muita gente pensa apenas em querer se dar bem, sem importar com o outro. Nesse sentido, alguém pode se perguntar: e se fulano entra no grupo só pra ter acesso aos livros sem nenhuma intenção de colaborar na compra dos livros?

Sem problemas! Partimos do princípio de quem ganha mais é quem mais contribui para que todos tenham acesso ao livro. Compartilhar é o propósito do grupo e para isso precisamos das pessoas. O desprendimento responsável de seus bens é algo que precisamos cultivar. E o ALE parece ser um caminho interessante.

Mas, e se, além de não contribuir, a pessoa perde ou estraga os livros, ou fica enrolando para repassar o livro para outro amigo? Neste caso, precisamos conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades com os livros e com o grupo. Paralelamente, podemos elaborar algumas regrinhas para serem seguidas. Isto deve ser combinado entre os participantes de cada grupo. Apenas como ilustração segue um conjunto de regras:

  • A responsabilidade pela integridade do livro é sempre da pessoa que está com o livro.
  • A entrega do livro de um amigo para outro deve ser comunicada aos demais participantes.
  • Quem perder o livro deve repô-lo ou disponibilizar o valor deste livro para a próxima compra de livros.
  • Quem estragar o livro deve consertá-lo.
  • Quem está com o livro precisa facilitar a entrega para quem está pedindo o livro.

É claro que muitos probleminhas irão aparecer e vão sendo corrigidos com a boa vontade de todos. Por exemplo, pode acontecer que, nas primeiras compras, o responsável esqueça de pedir um livro que era pra entrar na lista. Ou então, alguém saiu de viagem por um mês e esqueceu de deixar os livros com um outro amigo. Ao longo do tempo esse tipo de coisa vai acontecendo com menos frequência e será facilmente superado.

Enfim, é preciso sempre um pouco de organização e de disciplina. Cada amigo precisa se sentir como parte desta organização; a colaboração de todos deve ser incentivada; há várias tarefas que podem ser distribuídas: negociar as compras de livros, receber e distribuir os livros comprados, fazer a contabilidade das compras, catalogar os livros comprados, atualizar a localização dos livros, atualizar a lista de votos nos livros, etc.